fbpx

10 TED Talks imperdíveis sobre Neurociência Aplicada

“Imagine poder viajar, por alguns minutos, pelo cérebro dos maiores pensadores do mundo!” Essa é a proposta do TED Talks, que surgiu em como uma conferência anual sobre Tecnologia, Entretenimento e Design.

Atualmente, há TED Talks no mundo todo e, apesar dos mil lugares disponíveis na plateia, as inscrições costumam se esgotar um ano antes do evento. Aqueles que não conseguem um ingresso apodem assistir as palestras online, no site do próprio evento que dá vida ao mote “ideias que merecem ser espalhadas”.

Como gostamos muito do TED e somos apaixonados por Neurociência, decidimos juntar os dois assuntos em um post que vai te ajudar a se tornar um expert em Neuromarketing. Confira abaixo 10 TED Talks sobre Neurociência:

1) Pawan Sinha em como o cérebro aprende a ver.

Pawan Sinha detalha sua inovadora pesquisa sobre como o sistema visual do cérebro se desenvolve. Sinha e sua equipe oferecem tratamento de recuperação da visão grátis para crianças que nasceram cegas e, então, estudam como seus cérebros aprendem a interpretar os estímulos visuais. Direto do site aqui.

2) Oliver Sacks: O que as alucinações revelam sobre nossas mentes

O neurologista e escritor Oliver Sacks chama nossa atenção para a síndrome de Charles Bonnet — na qual deficientes visuais experimentam alucinações lúcidas. Ele descreve as experiências de seus pacientes com detalhes afetuosos e nos conduz à biologia desse fenômeno pouco divulgado. Acesse o vídeo aqui.

3) Vilayanur Ramachandran sobre a sua mente

Vilayanur Ramachandran mostra o que as lesões cerebrais podem revelar sobre a conexão entre cérebro e mente, usando três delírios impressionantes como exemplos. Direto do site aqui.

4) Christopher deCharms escaneia o cérebro em tempo real

O neurocientista e inventor Christopher deCharms fala sobre uma nova maneira de usar o fMRI para avaliar pensamentos, emoções e dor. Em outras palavras, ele nos mostra que podemos ver como nos sentimos. Direto do site aqui.

5) A poderosa revelação pelo derrame de Jill Bolte Taylor

Jill Bolte Taylor teve uma oportunidade de pesquisa que poucos cientistas cerebrais desejariam: ela sofreu um grave derrame e pôde analisar a falência de suas funções de movimento, fala e autoconsciência, uma a uma. Uma história incrível. Direto do site aqui.

6) Henry Markram constrói um cérebro num supercomputador

Henry Markram afirma que os mistérios da mente podem ser desvendados, num futuro muito próximo! Doenças mentais, memória, percepção: ele planeja desvendá-las com um supercomputador que modela todas as 100.000.000.000.000 sinapses do cérebro. Direto do site aqui.

7) Sebastian Seung: Eu sou meu conectoma

Sebastian Seung está traçando um novo modelo do cérebro – um tanto quanto ambicioso –  com foco nas conexões entre cada neurônio. O que ele chama de “conectoma” e é tão individual quanto nosso genoma. Compreendê-lo pode abrir um novo caminho para entender nossos cérebros e nossas mentes. Direto do site aqui.

8) Michael Merzenich sobre plasticidade cerebral

O neurocientista Michael Merzenich fala sobre um incrível poder do cérebro: sua habilidade de se reconectar de maneira ativa. Ele estuda maneiras de aproveitar a plasticidade cerebral para melhorar nossas habilidades e recuperar funções perdidas. Direto do site aqui.

9) Gero Miesenboeck faz reengenharia em um cérebro

Na busca pelo mapeamento do cérebro, muitos cientistas tentaram a incrível e intimidante tarefa de registrar a atividade de cada neurônio isoladamente. Gero Miesenboeck trabalha de maneira reversa, ou seja, manipulando neurônios específicos para descobrir exatamente o que eles fazem, através de uma série de experimentos formidáveis que reestruturam o modo como moscas-da-fruta percebem a luz. Direto do site aqui.

10) Tan Le: Um aparelho que lê as suas ondas cerebrais

O novo e impressionante dispositivo para computador de Tan Le lê suas ondas cerebrais, tornando possível controlar objetos virtuais e até mesmo aparelhos eletrônicos reais, apenas com o pensamento (e um pouco de concentração). Ela demonstra o aparelho, e fala sobre suas inúmeras aplicações. Direto do site aqui.

Fonte: Forebrain

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *