fbpx

Por que nosso cérebro não consegue decifrar truques de mágica?

Por que nosso cérebro não consegue decifrar truques de mágica?

magica
Nós, adultos, sabemos que quando vemos um truque de mágica o que nos engana não é a mágica de verdade, mas algum tipo de truque que nos faz pensar que estamos vendo algo que não poderia acontecer no mundo real. E, mesmo assim, o truque não fica menos divertido ou menos surpreendente. Então, por que não podemos ver através deles e saber o que realmente está acontecendo?

A resposta é que nossos cérebros não são realmente configurados para lidar com a ambiguidade perceptiva. Quando vemos o mágico fazer movimentos específicos com as mãos ou braços, interpretamos suas intenções e as classificamos com base em experiências passadas. Um bom mágico usa um movimento reconhecível para fazer algo inesperado.

Nossos cérebros não conseguem fazer várias tarefas ao mesmo tempo muito bem. Assim, mesmo intelectualmente cientes de que é impossível que bolas desapareçam da mão do mágico e reapareçam dentro de uma caixa fechada sobre a mesa, por exemplo, não somos capazes de conciliar o fato de que as bolas foram de fato transferidas da mão para a caixa.

Nossos cérebros dependem de pistas visuais, por vezes referidas como as leis da Gestalt da visão, para dar sentido ao que vemos. Esperamos continuação e organização racional, mas quando esses conceitos estão em falta, não conseguimos descobrir o motivo (no caso decifrar qual foi realmente o truque de mágica a que acabamos de assistir!).

 

 

Fonte: NeuroForma

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *