fbpx

Prazer: o que acontece no cérebro?

prazer-400x265

Sabe aquela barra de chocolate ou aquela fatia de pizza que causam um “orgasmo alimentício”?! Isso acontece porque o sistema de prazer do cérebro é um só, independente se você está beijando seu amor ou comendo uma comida que adora, o mesmo sistema é ativado.

O sistema de recompensa

Quando vivenciamos uma situação de prazer, nosso cérebro libera, na área tegmental ventral (VTA), um neurotransmissor chamado dopamina. Os neurotransmissores são substâncias químicas que enviam informações para as células cerebrais. A dopamina é então enviada para as seguintes áreas:

  1. Amígdala: é a estrutura que controla as reações emocionais e aprende informações emocionalmente importantes, também está associada a excitação e atividade sexual
  2. Núcleo accumbens: controla suas funções motoras, área que te faz roubar outro brigadeiro da mesa
  3. Córtex pré-frontal: ajuda a focar sua atenção naquilo que está te dando prazer
  4. Hipocampo: área responsável pela formação de memórias, dessa forma podemos memorizar as coisas que nos causam prazer

Essas áreas formam o sistema de recompensa, causando assim, uma ótima sensação que reforça o estímulo que causou o prazer.

sistema-de-recompensa

 Independente do estímulo ou da experiência subjetiva, o mesmo sistema é ativado. O que muda é a intensidade do prazer, já que um estímulo pode liberar quantidades maiores de dopamina que outros. Por isso existem drogas que viciam mais rápido do que outras. Um exemplo disso pode ser lido no artigo sobre amor e cocaína.

 

 

Fonte: @EntreNeuronios

Você também pode gostar...

7 Responses

  1. francisco de assis pereira filho disse:

    Muito bom, mas qual dos núcleos do Hipotalamo está envolvido com o prazer.

  2. Angelo Puz disse:

    Com o seu otimo trabalho de ciencia focado no S.N.C. voce esclareceu e restabeleceu a verdade cientifica que abrange a autoria sobre quaisquer descobrimento. P.S. Doutor Angelo Puz, descobridor da causa de origem da Doenca de Alzheimer (Factores Humorais e Dopamina) publicado em Montreal, Canada, ano 2010.. Eu seria disponivel a um intercambio cientifico. Dr. Angelo Puz. worldwide existence, imclusive no Brasil, onde a gente tem escritorio. OBRIGADO

  3. O que um informaçõеs de un-ambiguidade e preserveness
    ⅾe valioso ѕei-como relativa inesperado sentimentos .

  4. Adorei este artigo, muito bom mesmo, vou compartilhar mais vezes!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *