fbpx

Serotonina: Hormônio da Felicidade

A serotonina é um hormônio neurotransmissor presente no cérebro e tal qual a endorfina é considerada uma “substância do prazer”.

É um componente químico (5-hidroxitriptamina, 5-HT) responsável por conduzir impulsos nervosos de um neurônio a outro e, quando liberado no sangue, apresenta diversas reações benéficas para o ser humano, tal qual a sensação de bem-estar e saciedade.

Portanto, quando essa substância está desregulada no corpo, pode levar a diversos problemas, por exemplo: diminuição da concentração, estresse, ansiedade, cansaço, insônia, depressão, enxaqueca, e em alguns casos, a esquizofrenia.

Assim, para que ela aja corretamente no nosso corpo, algumas medidas importantes podem ser incluídas no nosso dia-a-dia, por exemplo, praticar exercícios físicos regularmente, tomar sol, consumir alimentos ricos em triptofano (aminoácido essencial associado a produção da serotonina), vitaminas do complexo B, cálcio, carboidratos e magnésio: frutas, legumes, alimentos integrais, carnes magras, chocolate amargo, vinho tinto, amendoim, nozes, aveia, ervilha, feijão, castanha, leites e derivados, dentre outros.

Principais Funções
A Serotonina beneficia o ser humano de diversas maneiras sendo suas principais funções:

Regular apetite, sono, energia, humor, ritmo cardíaco, temperatura corporal, funções cognitivas
Auxiliar no funcionamento de diversos hormônios do corpo
Aumentar o relaxamento e a sensação de bem-estar
Reduzir a sensação de dor

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *